O Fórum Estadual


A idéia para a realização do I Fórum Estadual de Performance Negra da Bahia, surgiu no III Fórum Nacional homônimo, realizado pelo Bando de Teatro Olodum (BA) e pela Cia dos Comuns (RJ), no Teatro Vila Velha no ano de 2009. Neste ultimo levantou-se a necessidade de cada estado realizar um Fórum, visando atender melhor suas demandas especificas.
Com este propósito representantes de grupos de Artes Cênicas da Bahia, se reuniram a convite de Hilton Cobra, para  idealizar  e organizar o referido evento. A partir dai criamos uma programação, baseada em discussões com dirigentes de grupos e artistas da capital e interior do estado, onde pautamos questões que irão abordar as necessidades de realização das Artes Negras na Bahia.
Embora seja notória a grande contribuição do povo negro no desenvolvimento econômico do país, é fato secular a condição desigual que o negro vive em relação à classe dominante branca. No campo das artes a situação ainda é mais crítica, é preciso desenvolver projetos de sustentabilidade e seguridade para a classe artística negra do Brasil. 
Por ser o estado, que possui a maior população negra do mundo fora do continente africano, a Bahia tem várias razões para realizar um Fórum Estadual de Performance Negra. Podendo assim, tratar de suas especificidades e criar núcleos independentes, para elaborar projetos de Políticas Públicas a serem propostos no IV Fórum Nacional, visando contemplar as artes negras, e podendo servir de parâmetro para outros estados brasileiros.